terça-feira, 27 de setembro de 2016

O adeus ao Professor Bráulio do Nascimento



Da página do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), no Facebook.

Com muito pesar, comunicamos o falecimento do queridíssimo Prof. Bráulio do Nascimento, ocorrido no dia de ontem (26/09/2016). A despedida será amanhã, quarta-feira, dia 28/09, com velório na Capela 3 do Cemitério São João Batista, entre 7h e 11:30h. A cremação, às 13h no Memorial do Carmo.

Nós, do CNFCP, temos muito a agradecer pela sua história que fez alicerces desta instituição, e mais, emprestou estímulo permanente. Sua presença constante e a disponibilidade para contribuir sempre, e voluntariamente, com depoimentos e artigos foram oportunidades de conhecimento e exemplo de respeito pelas culturas tradicionais e populares e por esta instituição pública.

Queremos registrar o prazer e a alegria desse convívio que tivemos o privilégio de desfrutar. Queremos agradecer os ensinamentos, a esperança e a perseverança.

Prof. Bráulio nasceu em João Pessoa, Paraíba, no dia 22 de março de 1924. Bacharel em Línguas Neolatinas pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi professor, jornalista, crítico literário e folclorista, especialista em romances e contos populares, com trabalhos reconhecidos no Brasil e em diversos países do mundo.
Como servidor público federal, no cargo de redator, trabalhou na Seção de Publicações, da Divisão de Publicações e Divulgação, da Biblioteca Nacional.

Como jornalista, foi fundador e codiretor da Revista Branca: revista trimestral de literatura e arte; redator das revistas do IPASE e dos Bancários; do Boletim Simón Bolívar e do Boletim Bibliográfico, ambos da Biblioteca Municipal da Guanabara.

Como folclorista, foi Secretário da Comissão Municipal de Folclore/GB e redator do Boletim do Museu Municipal de Folclore/GB.

Na Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, atuou como chefe da Divisão de Proteção ao Folclore e secretário da Revista Brasileira de Folclore. Em 1974, assumiu a direção executiva, onde permaneceu até 1982, sendo o responsável pela conquista da primeira sede própria desta instituição, bem como pela sua transformação, em 1979, em Instituto Nacional do Folclore, no âmbito da então recém-criada Fundação Nacional de Arte – Funarte.

Foi ainda vice-presidente e presidente da Comissão Nacional de Folclore, do Instituto Brasileiro de Educação Ciência e Cultura, no período 1981 a 2000, mandatos que o conduziram ao cargo vitalício de Presidente de Honra daquela Comissão.

Recebeu o primeiro prêmio no Concurso Sílvio Romero, edição de 1964, realizado pela Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro, com a monografia Processo de variação do romance.

Em 1972, recebeu o Prêmio João Ribeiro, de Filosofia, Etnografia e Folclore, da Academia Brasileira de Letras, pela obra Bibliografia do folclore brasileiro. Em 2010, foi agraciado com o Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, na categoria Preservação do Patrimônio Imaterial.

Em 2013, fez uma doação para a Biblioteca Amadeu Amaral deste CNFCP de 1400 (mil e quatrocentas) obras, entre livros, revistas e folhetos de cordel, selecionadas e organizadas pessoalmente por ele, que compõem conjunto significativo de obras, especialmente relativas à literatura popular do Brasil e do mundo. Todo esse acervo está hoje disponível para consulta pública.

Nosso compromisso e senso de responsabilidade pelo Instituto Nacional do Folclore, como nos referíamos ainda ao CNFCP em conversas com o professor Bráulio, são marcados por seu trabalho substantivo nesse campo de estudos e de políticas públicas ao qual dedicou sua vida.

Com admiração, registramos nossa saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário